Seguidores

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Diário de Bordo (3º dia)

26 de Agosto 2009

Acordei ainda o navio navegava rumo a Dubrovnik (Sul da Croácia).
Tomamos um bom pequeno-almoço com vista para o mar :D...
Eram 12h15 em Portugal quando o barco chegou ao porto de Luka em Dubrovnik-Croácia.
Tivemos toda a manhã na piscina (no interior do cruzeiro) e assisti à nossa chegada à costa do país...LINDO...de facto o mediterrâneo é fascinantemente belo... (e só agora é que começou!)
Almocei piza e vim para o quarto aterrada de sono... acordei com o telefone do quarto... era o pai a dizer que já era para sairmos para terra...
Fomos os 4 (sem qualquer excursão organizada). Tivemos que mostrar os passaportes e, pé ante pé, andamos, andamos, andamos...até que chegamos à zona antiga de Dubrovnik... "Placa" (cidade antiga)... Estava rodeada de muralhas e lá dentro haviam coisas bastante diferentes... as que mais me marcaram pela sua diferença foram as igrejas pois não consegui descobrir ainda de que religião eram elas (e cada uma parecia ser de uma religião diferente). De qualquer maneira achei fascinante... aquilo eram outros costumes, outra língua, outros cheiros, outras tradições, outra cultura, outra moeda...e por falar em moeda, para quem não sabe, a moeda na Croácia é a Kuna (Kn) e 1Euro equivale a 7,25Kunas (também tirei notas sobre esta cidade).


Comprei mais uma pulseira (eu faço colecção de pulseiras de cada viagem, a algum sitio diferente, que faça).
Voltamos de táxi para o porto.
Fui o resto da tarde para a piscina e pude observar o magnifico por-do-sol acompanhada por 3 fatias de piza (eu muito tenho comido piza) xD... mas não foram 3 fatias de piza quaisquer... foram as 3 fatias de piza mais belas que alguma vez, eu vi... xD porque o por do sol faz com que tudo à sua volta se torne belo (para poder acompanha-lo na sua descida até ao horizonte...e aí despedir-se de mais um dia). Sei que parece "foleiro" comparar uma piza a um por do sol... mas o por do sol é tão puro e independente que de facto não necessita de nenhum cenário fantástico para poder actuar...pois ele é que é e ele é que faz de tudo um cenário fantástico! Qualquer mera coisa, perante um por de sol, torna-se bela e única...-e agora interrompendo o momento-...mas como as pizzas são para se comer e não para observar...enfim..."era uma vez" 3 belas fatias de piza que me souberam pela vida xD.

Fui para o quarto e lá tomei banho... hoje era a "noite de branco" e todos tínhamos que nos vestir de branco...então eu vesti o meu sublime vestido branco (tipo Marlin Morrow).
Fomos jantar ao restaurante do barco (como em principio será em todas as noites) e a seguir fomos para a sala de espectáculos onde antes de se iniciar o show, jogou-se BINGO (participamos mas não ganhamos nada)... o espectáculo foi brilhante e talentoso...gostei! No final fui à recepção pedir mais informações sobre a terra que tivemos atracados hoje e a ilha grega que estaremos amanhã.
Esta noite o relógio do barco será adiantado mais 1hora (fuso horário da Grécia), ou seja, às 3am passará a ser 4am -- será uma diferença de 2horas de Portugal.

Obs.: Fogo...se vocês pudessem observar cada noite aqui...
O navio em andamento...algures no mar Adriático...
Clima húmido mas sempre quente...
Como não existem mais luzes artificiais, para além das do barco, podemos observar com mais qualidade o picotado de estrelas que estão estampadas naquela tela escura lá do alto...
A Lua está ainda em fase crescente mas o seu brilho aqui é notável...
Reflecte-se na água como um belo por do sol...e hoje até a cor ela adoptou...
Amarela alaranjada...tão bela...

Com carinho e saudade eu recordo aquela noite em que tu também estavas presente...
Boa noite Lua!

3 comentários:

Anónimo disse...

“Com carinho e saudade eu recordo aquela noite em que tu também estavas presente...
Boa noite Lua!”

Um dia, Endímion, um pastor, filho de Zeus e da Ninfa Cálice, enquanto pastoreava seu rebanho, adormeceu numa colina e foi despertado pela luz da lua cheia, que havia se aproximado tanto que quase ele poderia tocá-la com sua mão. Maravilhado com a beleza e perfeição da titânide Selene, ele passou a maldizer o destino humano. Pois, apesar de ser o mais belo dos mortais, um dia envelheceria, e não poderia desfrutar do amor de Selene, que por ser uma deusa, seria eternamente jovem e bela.
Como podia Selene, quase tão velha quanto o Tempo, se manter tão jovem e luminosa e permanecer no mundo enquanto o destino dos homens era se transformar em pó? Passou o resto da noite em claro, em sua admiração revoltada para com a lua que, como toda mulher, se fez ainda mais linda e cintilante para prender a sua atenção.
Por meses seguidos, ele passava as noites em claro, observando o passeio diário que Selene fazia no céu, aparecendo inteira, reduzindo até que sumisse de vez , para novamente aparecer tímida num fio em forma de arco.
Sabia exatamente em que ponto do horizonte ela apareceria em cada dia e com os olhos fixos, às vezes banhados em lágrimas, esperava por ela. Nutrindo esta paixão impossível, ele não percebia que afrontava os deuses com sua pretensão e a cada manhã amaldiçoava-os e a sua condição de humano. Ele era filho de Zeus, por todos os lugares que passava ouvia que era semelhante aos deuses por seu porte e beleza, porque então não era divino e imortal?
Selene, a Centilante, não era um dos doze grandes deuses do Monte Olímpo, mas ela é a deusa da lua. Depois que seu irmão Hélios (deus do sol) completa sua jornada no céu, Selene começa a sua. Antes de sua jornada pelos céus ela se banha no mar.
Na primeira noite que Endímion dormia ao relento com suas ovelhas, admirou-se com sua beleza e fez com que a noite parasse para poder se encantar com o belo rosto do homem que dormia. Lentamente aproximou-se dele fazendo com que a lua quase se encostasse a terra, despertando o pastor.
Durante o período de enlevo de Endímion, Selene se fazia a cada dia mais linda, vestia-se de prata e branco, destacava seus misteriosos olhos verdes com sombras das cores do amanhecer para encantar ainda mais seu apaixonado. E como a distância os separava, somente seus olhares se tocavam e e ele era beijado por seus raios de luz.
Como nada escapava aos olhos dos deuses, logo a indignação de Endímion e seu romance com Selene, já era motivo não só de comentários, mas também de preocupação no Olimpo. Os deuses não admitiam que um mortal se comparasse a eles. Procuraram por Zeus, para que este punisse o rapaz, porém ele se esquivou, e passou a incumbência para sua esposa (Hera) de pensar numa formar de castigo.
Hera, por sua vez, encantou-se com a beleza do rapaz, e por seu amor por Selene. Por que, afinal de contas, Endímion não teria direito a imortalidade?! Pediu a Zeus, que desse a imortalidade ao rapaz, para que ele pudesse viver o seu amor com a deusa luminosa.
Zeus, enciumado, por perceber sua mulher também encantada pelo pastor, concedeu-lhe a imortalidade, porém com uma condição: Endímion se manteria jovem e imortal, porém manteria sua beleza, dormindo.
Hera, penalizada, vestida com as cores do Céu, desceu novamente à terra e de lá ao Hades, onde num acordo com Hipno, o deus da noite, pediu-lhe que não desobedecesse ao Rei dos deuses, e cumprisse exatamente o que lhe foi pedido, porém deveria acrescentar duas coisas: que Endímion dormisse com os olhos abertos para que pudesse ver Selene e que seus sonhos sempre fossem o que ele imaginava durante o período que passou apaixonado pela titânida.
(...)

Anónimo disse...

(...)
Conformado com sua sina, Endímion deitou-se no morro onde pela primeira vez sentiu a presença de Selene, e adormeceu com os olhos abertos e voltados para o céu. E logo ao anoitecer Selene veio vê-lo, compungida pelo castigo infligido ao seu amado e enternecida acariciou sua face, e neste momento os olhos dele a fitaram, e no seu sonho ele murmurava palavras de amor a ela.
Ainda hoje quando vemos uma lua esplendorosa e radiante no céu, há um rapaz que dorme com olhos abertos a fita e sonha…

TU és a minha Selene, que com teus alvos dedos de raios de luar acaricias o meu rosto, despertando-me de um sonho real!!!
TU és a minha lua esplendorosa e radiante que brilha no ceu do meu coração!!!
TU és o astro simples e brilhante que irradia nos meus olhos e me faz sorrir!!!
TU és esta autentica divindade que na tua total resplandecencia ilumina a minha alma!!
TU és o brilho dos meus olhos que estao fixos em ti!!
Tu és a lua que me envolve nesta minha embriaguez de amor, que transforma-me e introduz-me neste teu divino amor!!

AMO-TE

Estrela disse...

Mas que declaração de AMOR tão linda!...Agora já sei ....Um dia vou saber que és :) Ai vou vou...